Danielle Jordan / AmbienteBrasil
A Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, FAU/RJ, e uma indústria cimenteira, desenvolveu o projeto de uma casa modelo sustentável, com cerca de 45m2.
O projeto alia o baixo custo à preocupação ambiental, com sistemas de aquecimento solar, ventilação, captação de águas pluviais para reutilização em descargas no vaso sanitário, etc.
Um coletor de óleo de cozinha, lixeiras para reciclagem e entrada de luz em grande quantidade, também fazem parte do modelo.
São oferecidos três tipos de plantas, sendo que um deles é voltado à portadores de necessidades especiais. As casas podem ser expandidas horizontalmente, chegando a 66m2. O professor da FAU, Osvaldo de Souza, que participou do desenvolvimento do projeto, afirmou que ideia é ampliar o projeto, para que a casa possa ser ampliada também verticalmente.
Blocos de concreto formam a estrutura da casa. A arquiteta Alice Brasileiro, também professora da FAU, destacou ainda que foram agregadas diferentes tecnologias já existentes no mercado com objetivo de tornar o projeto mais eficiente, “evitando o desperdício de materiais e reduzindo o tempo de execução da obra” disse.
*Com informações da UFRJ