O tomate é um alimento que diminuiu as chances de desenvolver catarata, problemas cardíacos e câncer (principalmente o de próstata, mama, pulmão e endométrio). O que poucos sabem é que ainda pode entrar na composição de cosméticos contra manchas, rugas e flacidez. O carotenoide licopeno, que dá sua cor vermelha, é o grande responsável pelos benefícios à beleza.
Os produtos podem contar com a polpa do fruto ou com o óleo de sua semente, desde que haja licopeno em concentrações altas. “O carotenoide protege a pele contra os efeitos danosos dos radicais livres. Possui estrutura semelhante à da vitamina A e à do betacaroteno, porém sem os efeitos adversos das formas de vitamina A”, disse Maurício Pupo, diretor da Ipupo Consultoria em Desenvolvimento Cosmético.
A vitamina A, ara ser aplicada na pele, tem de estar na forma de ácido retinoico, que pode provocar irritações, descamação, vermelhidão e fotossensibilidade.
Sempre na forma de creme, pode ser aplicado no corpo, mãos, rosto e pés. “Ao penetrar na pele, tem uma capacidade incrível de neutralizar os radicais livres que provocam as manchas, as rugas, a flacidez e o envelhecimento cutâneo no geral.”
Fonte: Portal Terra